Skip to main content

ISMAT 7246

Tecnologias do Design II

Design de Comunicação (BOL) [ISMAT]
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular tem como objetivo capacitar os alunos na conceção de projetos utilizando ferramentas digitais. Com enfoque nos softwares Adobe Premier Pro, Tinkercad e Fusion, os alunos passarão por diversas etapas de aprendizagem através da execução de diferentes comandos e respetivas funções. Todas as aulas terão uma componente prática de exercícios, a fim de proporcionar ao aluno vários desafios de trabalho que permitam praticar e tornar-se autónomo.
  • ProgramaProgramme
      A Linguagem audiovisual Introdução ao conceito Multimédia; Multimédia e Interactividade ;  Projecto multimédia;  Edição de Vídeo;  Pós-Produção   Introdução á criação em 3D Seleção de vértices, arestas e faces Manipulação de contornos Extrusões Animação básica 
  • ObjectivosObjectives
    Os alunos da Unidade Curricular de Trcnologias do Design II deverão aplicar as funcionalidades visuais, gráficas e digitais dos softwares em questão através de exercícios dados em aula e outros exercícios provenientes de outras UCs, como Design Office IV ou Sound and Motion. Além disso, esta U.C. tem como objetivo que os alunos desenvolvam competências gráficas digitais que permitam suporte para a elaboração de qualquer projeto no Adobe Premier Pro assim como em modelação 3D. Para além destas competências digitais em software, o aluno também adquirirá conhecimentos ao nivel de uma visão crítica sobre imagem, vídeo e objecto assim como a sua composição, abordar a linguagem visual do ponto de vista da forma e conceito e sistematizar as diferentee etapas do processo de concepção e desenvolvimento.   
  • BibliografiaBibliography
    MURCH, W. (2001). In the Blink of An Eye.. SilmanJames imprensa & E.U.. EUA N., R. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas (5ºEdição Atualizada e Aumentada).. FCA - Editora de Informática. Lisboa V, C. (2012). Multimedia Foundations. Core Concepts for Digital Design.. Focal Press. Oxford  Charlwood, E. (2024).  Mastering Tinkercad Student.. Cadclass.. USA Manley, J. (2024).  Mastering Autodesk Fusion (2ªEdição 2024-2025).. Cadclass.. USA  
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem baseada e projetos e cruzamento com diferente U.C.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não