ISMAT 22400
TPD - Futebol
Ciências do Desporto (L) (ISMAT)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular (UC) TPD - Futebol encontra-se organizada para dar resposta aos principais conteúdos que compõem os referenciais de formação indicados pela Federação Portuguesa de Futebol para o Curso de Treinador de Grau I. Os temas propostos nos conteúdos programáticos correspondem integralmente às competências a adquirir (i.e., objetivos) no final da UC, desenvolvendo-se de forma progressiva e interligada ao longo das aulas teóricas e teórico-práticas previstas. No final da UC, pretende-se que o/a aluno/a apresente um conjunto de competências que lhe permita intervir com eficácia no ensino/treino do jogo de futebol.
-
ProgramaProgrammeCP1: As Bases Sócio-históricas do Futebol Finalidade e objetivo, análise da evolução do jogo, estrutura de organização nacional e internacional, progressividade dos formatos competitivos e futsal como modalidade diferenciada CP2: Leis e Linguagem do Jogo de Futebol Leis de jogo, arbitragem e linguagem específica do jogo CP3: A Perspetiva Dualista do Jogo de Futebol (ataque vs. defesa) Fases, momentos, etapas, métodos e fatores do jogo CP4: Dinâmica Funcional e Bases Coletivas do Jogo Estrutura tática de base, sistema de jogo, missões táticas e princípios culturais CP5: Métodos de Aprendizagem do Jogo Exercício analítico vs. integral, Abordagem Centrada do Jogo e Abordagem Baseada nos Constrangimentos CP6: Construção e Aplicação de Estruturas de Planeamento Fatores de rendimento, plano de aula/sessão, microciclo e avaliação do treino CP7: Técnicas de Observação e Análise de Jogo Tipos de observação, fases do processo e análise quantitativa vs. qualitativa
-
ObjectivosObjectivesOA1 : Adquirir noções históricas e conhecer a estrutura de organização do futebol OA2 : Conhecer e aplicar as Leis de Jogo, a terminologia e o léxico do futebol OA3 : Identificar e caracterizar as fases e momentos, as etapas, os métodos e os fatores de jogo OA4 : Identificar e analisar as bases racionais e as unidades estruturais fundamentais para o desenvolvimento do jogo de futebol, bem como os princípios culturais OA5 : Entender e utilizar diferentes métodos de aprendizagem de ações técnicas e táticas do futebol (e.g., Abordagem Centrada no Jogo, Abordagem Baseada nos Constrangimentos) OA6 : Assimilar os processos de construção e avaliação de uma sessão de treino e de um microciclo semanal OA7 : Identificar e compreender a preponderância relativa dos diferentes fatores de rendimento para operacionalizar exercícios apropriados às características dos praticantes OA8 : Reconhecer a observação e a análise como procedimentos preponderantes para o conhecimento do jogo de futebol
-
BibliografiaBibliographyLivros: Castelo, J. (2004). Futebol - A organização dinâmica do jogo. FMH Edições Clemente, F. (Ed.) (2022). Pequenos jogos para treinar em grande - Um guia completo para o futebol. Prime Books. FPF Portugal Football School (2018, 13 de julho). Etapas de desenvolvimento do jogador de futebol - Níveis de desempenho. Retirado de https://www.fpf.pt/News/Todas-as-notícias/Notícia/news/17281 Gray, R. (2021). How we learn to move. Perception Action Consulting & Education LLC. Magalhães, R., & Nascimento, L. (2010). Aprender a jogar futebol - Um caminho de sucesso. Prime Books Travassos, B. (2019). A tomada de decisão no futsal (3.ª Edição). Prime Books Capítulos de livros: Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J., & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos desportivos coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP.
-
MetodologiaMethodologyA lecionação da unidade curricular implica o recurso às seguintes metodológico pedagógico-científicas: Aprendizagem baseada na resolução de problemas; Pedagogia não linear e abordagem baseadas nos constrangimentos, ambas subjacentes à Teoria dos Sistemas Dinâmicos e à Dinâmica Ecológica do comportamento.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão



