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Processos e Ferramentas de Criatividade Para o Ensino

Direção
SUSANA MANUELA GOMES LEONOR
Secretariado
LARA DOMINGOS
Telefone

  • Deliberação A3ES
  • Plano 2025-26
  • Horas de contacto: 19.00
  • Créditos ECTS: 3
  • Requisitos de Graduação: 3
  • Área Científica: Educação
  • Modo: Misto
  • Língua: PT
Grau: 
(Formação Livre)
  • ApresentaçãoPresentation

    PROCESSOS E FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE PARA O ENSINO é um curso dirigido a docentes e profissionais da educação interessados em fomentar a criatividade no contexto educativo. Explora a criatividade como sistema dinâmico, com base em autores como Csikszentmihalyi, Torrance, Sternberg e Amabile. Promove o desenvolvimento do pensamento criativo, a resolução de problemas e a avaliação de processos criativos. Integra metodologias como o Design Thinking e ferramentas analógicas e digitais, estimulando a inovação e a experimentação. Pretende-se capacitar os participantes a criar ambientes de aprendizagem criativos, sustentáveis e adaptáveis a diferentes contextos.
  • ObjectivosObjectives

    Compreender a criatividade como sistema dinâmico, segundo Csikszentmihalyi (1996), na interseção entre indivíduo, domínio e campo social. Analisar o impacto do contexto cultural e reconhecimento no ensino das artes, design e cinema. Desenvolver pensamento criativo com base no Torrance Test (1965, 2008), incentivando fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Aplicar metodologias como Design Thinking e modelos criativos de Wallas. Integrar o modelo de investimento criativo de Sternberg e Lubart (1991, 1992), promovendo risco, persistência e múltiplas perspetivas. Capacitar docentes para fomentar ambientes que estimulem criatividade, pensamento crítico e inovação. Explorar ferramentas criativas analógicas e digitais, como mapas mentais, brainstorming, plataformas colaborativas e IA. Aplicá-las em projetos interdisciplinares. Avaliar processos criativos com base na motivação intrínseca (Amabile, 1983, 1996) e construir rubricas com critérios como originalidade e impacto. Promover a transferência e sustentabilidade das competências criativas através da prática e reflexão pedagógica contínua.
  • DestinatáriosRecipients

    Todos os docentes do ensino superior (sobretudo docentes dos parceiros CECAM)
  • CompetênciasCompetences

    1. Compreensão Teórica da Criatividade e Inovação - Reconhecer as principais teorias da criatividade, com base nos contributos de Csikszentmihalyi, Torrance, Sternberg, Lubart e Amabile. - Entender o impacto da criatividade na aprendizagem e o papel do docente como facilitador desse processo. 2. Domínio de Ferramentas e Técnicas Criativas - Aplicar técnicas de geração de ideias como SCAMPER, Brainstorming, Seis Chapéus do Pensamento (de Bono) e Mapas Mentais. - Utilizar ferramentas digitais (ex.: Miro, Padlet, Mentimeter) para facilitar processos criativos colaborativos, incluindo dinâmicas síncronas e assíncronas. - Compreensão do processo criativo: 1. Etapas 2. Sequência 3 .Iteração 4 .Divergência/Convergência 5. Análise/síntese 6. Filtros e Seleção 3. Planeamento e Condução de Atividades Criativas - Planificar atividades que desenvolvam o pensamento criativo dos estudantes, integrando práticas de Design Thinking e metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Gamificação. - Conduzir workshops e atividades práticas que estimulem a experimentação, a curiosidade e a resolução de problemas de forma inovadora. 4. Facilitação de Processos Criativos e Trabalho Colaborativo - Desenvolver competências de facilitação, estimulando a colaboração entre os estudantes na resolução de desafios criativos. - Criar um ambiente seguro para a partilha de ideias, incentivando a divergência criativa e a análise crítica das soluções propostas. 5. Avaliação da Criatividade no Ensino - Construir instrumentos de avaliação baseados nos critérios de criatividade definidos por Torrance (fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração) e Amabile (motivação intrínseca e impacto do contexto). - Avaliar não apenas os resultados finais, mas também o processo criativo, reconhecendo o esforço, a persistência e a capacidade de adaptação. 6. Reflexão e Inovação Pedagógica Contínua - Adotar uma postura reflexiva e investigativa sobre as práticas pedagógicas aplicadas. - Desenvolver estratégias para adaptar e inovar os processos educativos com base nos resultados observados e no feedback recebido.
  • Plano de EstudosStudy Plan

    1º Ano / Tronco comum

    ProgramaECTS
    Processos e Ferramentas de Criatividade Para o Ensino3 ECTS