Notícias
Docente do ISMAT coordena novo volume da coleção "Abordagens Psicoterapêuticas"
22 de julho de 2026

A obra, publicada pela editora PACTOR, reúne contributos de diversos especialistas para articular casos clínicos e abordagens psicoterapêuticas contemporâneas.
A professora Raíssa Santos, docente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), coordenou o novo volume da coleção Abordagens Psicoterapêuticas, publicada pela editora PACTOR (Grupo LIDEL), dedicado à temática Borderline: Dos Casos Clínicos às Estratégias Terapêuticas.
A obra reúne os contributos de diversos psicólogos clínicos e psicoterapeutas de referência, que apresentam casos clínicos e estratégias de intervenção sustentadas em diferentes modelos psicoterapêuticos, nomeadamente a psicanálise relacional, a psicanálise do casal e da família, a terapia cognitivo-comportamental e a terapia sistémica de casal.
O objetivo é promover uma compreensão integrada da perturbação borderline, articulando o conhecimento científico com a prática clínica e contribuindo para o diálogo entre diferentes abordagens terapêuticas.
A coordenação desta coleção por uma docente do ISMAT reforça o papel da instituição na produção e disseminação de conhecimento científico na área da Psicologia Clínica e da Psicoterapia, projetando o trabalho desenvolvido pelos seus docentes para a comunidade científica e profissional.
A publicação constitui também um recurso pedagógico relevante para a formação dos estudantes das licenciaturas e dos ciclos de estudos pós-graduados na área da Psicologia, aproximando o ensino das práticas clínicas baseadas na evidência e das problemáticas contemporâneas da saúde mental.





