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Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Direção
Maria Eduarda Sousa Coutinho/ Anderson Luiz de Souza/ Jane do Carmo Machado
Coordenador
Anderson Luiz de Souza
Co-coordenador
Jane do Carmo Machado
Secretariado
PAULA SAAVEDRA
Telefone

  • Registo n.º R/A-Cr 131/2025, de 27 de agosto
  • R/A-Cr 131/2025
  • Horas de contacto: 1176.00
  • Créditos ECTS: 120
  • Requisitos de Graduação: 120
  • Área Científica: Educação
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
  • Nº de Semestres: 4
Grau: 
Mestre (2º Ciclo)

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Candidatura a Mestrados Cidadãos de paises fora da UE
450€
Candidatura a Mestrados Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
175€
Candidatura de Reingresso
100€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
600€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
300€

Valores Matrícula e Inscrição

Seguro Escolar
47€
Reingresso
105€
Matrícula/Inscrição /Renovação da Inscrição
250€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
310.2€
Valor por ECTS
10.34€
  • Início das aulas: 23 outubro
  • Horários Previstos: 5ª e 6ª feiras das 18:30 às 23:30 e sábados das 9:30 às 13:30
  • ApresentaçãoPresentation

    O Mestrado visa formar docentes qualificados para o ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, dotando-os de competências científicas, pedagógicas, didáticas, artísticas e éticas atualizadas. Proporciona uma formação sólida e integrada, articulando teoria e prática numa abordagem interdisciplinar, reflexiva e colaborativa. Promove o planeamento, condução e avaliação de práticas de ensino inovadoras, inclusivas e ajustadas à diversidade dos contextos escolares. Valoriza a investigação-ação, a supervisão reflexiva e o desenvolvimento profissional contínuo. Os estudantes são preparados para integrar os desafios da educação contemporânea, incluindo a cidadania, a diversidade, a sustentabilidade e a transição digital e ecológica, contribuindo para aprendizagens culturalmente significativas e uma docência crítica, ética e transformadora.

Razões para Frequentar este Curso

Formação acreditada e atualizada - Curso estruturado segundo o DL 9-A/2025, alinhado com o Plano Nacional das Artes e as metas curriculares do ensino básico e secundário.
Resposta à escassez de docentes - Contribui para colmatar a falta de professores de Artes Visuais, em particular no Algarve.
Aprendizagem prática e reflexiva ¿ Inclui estágio supervisionado em escolas, microensino, oficinas e investigação-ação em contextos reais.
Corpo docente especializado e interdisciplinar - Equipa qualificada, integrando especialistas em artes, didática, inclusão, supervisão pedagógica e investigação.
Inovação e redes de colaboração ¿ Metodologias centradas no estudante, living labs, parcerias com escolas, municípios e instituições culturais.
Dimensão internacional ¿ Integração em redes científicas globais, mobilidade docente e estudantil, reforçando reconhecimento académico e científico.
  • Condições de IngressoAccess Conditions

    Nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 9-A/2025, de 14 de fevereiro, podem candidatar se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário os candidatos que reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos: 1. Sejam titulares de uma habilitação académica superior, nomeadamente uma licenciatura na área das Artes Visuais ou área afim, ou de um grau académico superior estrangeiro reconhecido nos termos legais como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado (cf. artigo 18.º, n.º 4, alínea a)). 2. Tenham obtido, no seu percurso académico anterior, os créditos mínimos exigidos para esta especialidade, conforme definido no Anexo ao Decreto-Lei n.º 79/2014, com a redação atualizada pelo Decreto-Lei n.º 9-A/2025: -120 ECTS na área das Artes Visuais (cf. anexo, especialidade n.º 29). 3. Demonstrem domínio oral e escrito da língua portuguesa, bem como competências de argumentação lógica e crítica, cuja avaliação será realizada pelo ISMAT através de metodologia própria, podendo incluir provas escritas, orais, entrevistas ou outros instrumentos de avaliação (cf. artigo 17.º, n.º 1 e 2). 4. Podem igualmente candidatar-se os indivíduos que tenham obtido pelo menos 75 % dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para a especialidade, sendo a obtenção dos restantes realizada em simultâneo com o mestrado. Cabe ao órgão legal e estatutariamente competente do ISMAT definir as unidades curriculares a frequentar, com vista ao cumprimento integral dos requisitos exigidos (cf. artigo 18.º, n.os 7 e 8). Critérios de seriação dos candidatos: Os candidatos aprovados em prova escrita em que demonstrem domínio oral e escrito da língua portuguesa, bem como competências de argumentação lógica e crítica são de seguida seriados. A seriação dos candidatos é realizada, em cada fase do concurso de acesso, de acordo com a média aritmética, arredondada às unidades, das classificações de a) Licenciatura (transformada na escala 0-200), e b) apreciação curricular (na escala 0-200). A apreciação curricular incide sobre: i) experiência profissional na docência e/ou formação (com a ponderação de 40%) ii) cursos de formação obtidos, além da Licenciatura, nomeadamente pós-graduação, mestrado ou doutoramento e outros cursos na área de Artes Visuais ou na área da educação e formação (com a ponderação de 20%) iii) experiência profissional em áreas relacionadas com as artes visuais (com a ponderação de 20%) iv) participação em projetos artísticos, exposições e outras atividades relacionadas com as Artes Visuais (ponderado em 20%).
  • ObjectivosObjectives

    1. Conhecimentos - Adquirir conhecimentos científicos, técnicos, estéticos, pedagógicos e didáticos nas áreas das Artes Visuais, Ciências da Educação e Didáticas Específicas, articulando-os com os programas e metas curriculares do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. 2. Aptidões - Planear, implementar e avaliar situações de ensino-aprendizagem, promovendo metodologias ativas, inclusivas e diferenciadas; integrar tecnologias digitais, linguagens artísticas contemporâneas e instrumentos de avaliação; fomentar a expressão visual e artística dos alunos. 3. Competências - Refletir criticamente sobre a prática docente com base na supervisão, na formação contínua e na investigação; comunicar com eficácia; colaborar com a comunidade educativa; agir com ética e responsabilidade; promover aprendizagens significativas, diversidade, cidadania e sustentabilidade.
  • DestinatáriosRecipients

    1. Licenciados em Artes Visuais e áreas afins - Diplomados com formação de base em artes visuais, design, ou áreas afins que pretendem obter habilitação profissional para lecionar no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. 2. Profissionais das artes que desejam ingressar na docência - Artistas, designers ou profissionais ligados à criação visual que pretendem orientar a sua carreira para o ensino, adquirindo competências pedagógicas, didáticas e investigativas. 3. Docentes em exercício sem habilitação profissional - Professores já contratados em escolas, mas que apenas possuem habilitação própria ou suficiente, e que necessitam do mestrado para alcançar a habilitação profissional definitiva. 4. Educadores interessados em aprofundar práticas de mediação cultural e inclusão - Pessoas que pretendem atuar como mediadores educativos em escolas, instituições culturais, projetos comunitários ou museológicos, reforçando competências em cidadania, sustentabilidade e inovação pedagógica
  • CompetênciasCompetences

    1. Planeamento e inovação pedagógica - Capacidade de planear, implementar e avaliar práticas de ensino criativas, inclusivas e diferenciadas em Artes Visuais. 2. Linguagem visual e artística - Domínio de técnicas, metodologias e processos de ensino artístico. 3. Investigação e reflexão crítica - Desenvolvimento de investigação-ação, pensamento crítico e práticas docentes reflexivas. 4. Competências Digitais - Integração de tecnologias e linguagens artísticas contemporâneas no ensino. 5. Ética, cidadania e sustentabilidade - Promoção de aprendizagens éticas, responsáveis e culturalmente significativas.
  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
  • DocentesTeachers
    • Susana Manuela Gomes Leonor
    • Maria Eduarda De Sousa Coutinho
    • Raíssa Marcelino Dos Santos
    • Gabriel Henrique Torres Do Patrocínio
    • Anderson Luiz De Souza
    • Selma Eduarda Moita Da Silva Pereira