ptenfres

Licenciatura em Ciência de Dados

Apresentação do Curso

A nova licenciatura em Ciência de Dados visa formar cientistas de dados que, aliando sólidos conhecimentos nas áreas da Matemática, Estatística e Informática, atuem na promoção e utilização dos dados no apoio à decisão e na resolução de problemas complexos da ciência, gestão e sociedade. Diante da enorme quantidade de dados disponíveis atualmente, provenientes das mais diversas fontes, existe uma procura crescente por cientistas de dados, tornando esta uma das profissões com maior empregabilidade.

Os profissionais formados por este curso terão competências analíticas e tecnológicas fundamentais para que sejam agentes de mudança e transformação digital nas empresas através da Ciência de Dados, pelo que também serão preparados para o ambiente de negócios através de unidades Curriculares na área da Gestão, entre as quais as de Business Analytics e Tourism Analytics, consideradas de grande relevância no contexto atual de recuperação económica de Portugal e, em particular do Algarve, em que o turismo assume um papel de destaque.

O curso privilegia uma abordagem multidisciplinar Challenge Based Learning (CBL), com vista à resolução de desafios reais com recurso a dados.

Duração / Grau ou Diploma Conferido/ ECTS

1620 horas / 3 anos letivos / 180 ECTS

Direção do Curso

Professora Doutora Sílvia Pedro Rebouças
Professor Doutor Tiago Candeias

Objectivos

Conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos, nas áreas da Estatística, Matemática e Ciências Informáticas, relevantes para a Ciência de Dados, bem como os conhecimentos de Gestão de Empresas necessários para a implementação de projetos de Ciência de Dados em ambiente de negócios;

Aptidões

  • Obter, preparar, disponibilizar e analisar dados em larga escala;
  • Identificar as técnicas adequadas de análise de dados mais adequadas para cada situação;
  • Reconhecer padrões e desenvolver modelos preditivos através de técnicas estatísticas e de inteligência artificial;
  • Implementar formas de visualização e comunicação de resultados.

Competências

  • Promover o uso dos dados para a tomada de decisões;
  • Realizar todas as etapas da análise de dados;
  • Atuar em projetos de investigação e desenvolvimento, contribuindo para a criação de conhecimento nas ciências, na indústria, na gestão e na sociedade, a partir da Ciência de Dados.

Saídas Profissionais

De acordo com o “The Future of Jobs Report 2020” elaborado pelo Word Economic Forum, os cientistas e analistas de dados lideram o ranking das profissões emergentes.

A procura crescente por profissionais ligados a dados e a carência de profissionais faz com que sejam muito disputados e bem remunerados. Considerando o salário, satisfação no trabalho e vagas abertas, a profissão de ‘data scientist’ foi classificada pela ‘glassdoor’ como a melhor nos EUA de 2016 a 2019. Ficou em terceiro lugar em 2020, mas com pontuação inferior às 2 primeiras apenas no número de vagas abertas.

Os cientistas de dados são procurados por organizações públicas ou privadas, das mais diversas áreas, que procuram profissionais capazes de obter valor a partir de dados, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas e para avanços científicos baseados em evidências.

O curso constitui também uma formação sólida para quem deseje prosseguir os seus estudos para um Mestrado, em área relacionada com a Ciência de Dados.

Destinatários

Este curso destina-se a estudantes que completaram o Ensino Secundário, Licenciados em outras áreas ou pessoas com outros perfis, desde que verifiquem as condições de acesso ao curso e pretendam seguir uma carreira em Ciência de Dados.

Dada a sua vertente aplicada e a preferência por métodos ativos de aprendizagem, como o Challenge Based Learning (CBL), trata-se de um curso que interessará a todos os que gostem de resolver desafios e envolver-se em projetos reais, com recurso a dados.

Condições de Acesso

Candidatura através do concurso institucional de acesso, com aprovação em um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso:

  • Matemática (16) ou
  • Matemática (16) e Economia (04) ou
  • Matemática (16) e Física e Química (07)
Candidatura através de: Mudança de par instituição/curso; Concurso Especial (titulares de cursos superiores, titulares de CET’s, titulares de CTSP, Maiores de 23 anos, titulares de cursos de dupla certificação); Estatuto do Estudante Internacional.

Plano de Estudos

Ano/Semestre Designação ECTS Horas contacto
1º/1º Álgebra Linear 6 45
  Matemática I 6 60
  Introdução à Programação 6 60
  Fundamentos de Ciência de Dados 6 60
  Análise Exploratória de Dados 6 45
1º/2º Matemática II 6 60
  Matemática Discreta 6 45
  Probabilidades e Estatística 8 75
  Laboratório de Programação 6 45
  Sistemas de Informação 4 45
2º/1º Análise Multivariada e Aprendizagem Não Supervisionada 8 75
  Introdução aos Processos Estocásticos 6 45
  Investigação Operacional 5 45
  Bases de Dados 6 60
  Gestão de Empresas 5 45
2º/2º Aprendizagem Supervisionada 8 75
  Armazenamento de Big Data 6 45
  Gestão de Projetos 5 45
  Business Analytics 6 60
  Metodologias de Investigação Científica 5 45
3º/1º Programação Web 6 60
  Processamento de Big Data 6 60
  Sistemas de Apoio à Decisão 6 45
  Ética e Segurança dos Dados 6 45
  Séries Temporais 6 60
3º/2º Tourism Analytics 6 60
  Trabalho Final de Curso 14 120
  Optativa I 5 45
  Optativa II 5 45

Candidatura online

As candidaturas aos cursos são maioritariamente on-line às quais pode indexar a sua documentação.

* os certificados de habilitações e ficha ENES originais ou cópias autenticadas têm de ser posteriormente entregues

Valores

  • Propinas
  • Emolumentos

Notícias