Telefone
- Despacho n.º 14382/2012, de 6 de novembro, alterado pelo Despacho n.º 8086/2022, de 1 de julho
- R/A -Ef 124/2012/AL01 de 10 de junho de 2022
- Horas de contacto: 3570.00
- Créditos ECTS: 300
- Requisitos de Graduação: 300
- Área Científica: Arquitetura
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 10
CalendáriosCalendars
- Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 3ª Época 2025-05-24 2025-07-24 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
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ApresentaçãoPresentation
O Mestrado Integrado em Arquitetura está organizado em dois ciclos de estudo integrados.
O primeiro explora conteúdos programáticos que fornecem uma base de conhecimentos que permite obter ferramentas de ação projetual (do edifício, do espaço urbano e da paisagem) e a aprendizagem de técnicas de representação gráfica (manual e digital), que permitem a comunicação da ideia arquitetónica ¿ assente na compreensão dos sistemas construtivos e estruturais e das tecnologias aplicadas à arquitetura; no desenvolvimento de um pensamento crítico que fundamente o ato projetual, assente no conhecimento da História, da Teoria e da Crítica.
O segundo integra conteúdos que permitem dotar os estudantes das ferramentas necessárias ao início de um processo de investigação dirigido.
Razões para Frequentar este Curso

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Condições de IngressoAccess Conditions
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma dos seguintes conjuntos::
03 Desenho 10 Geometria Descritivaou10 Geometria Descritiva 18 Portuguêsou03 Desenho 18 Portuguêsou16 Matemática 18 Portuguêsou12 História da Cultura e Artes 18 Portuguêsou04 Economia 18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
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ObjectivosObjectives
O objetivo fundamental do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do ISMAT é zelar pela eficácia da formação arquitetónica dos alunos, tendo em vista a respetiva valorização profissional, com garantia da defesa dos princípios deontológicos. Assim, o estudante deve adquirir pensamento crítico fundamentado nos conhecimentos da história e teoria da arquitetura, capacidades de investigação, de expressão oral, escrita e gráfica, bem como instrumentos que lhe permitam aplicar princípios conceptuais, organizativos, espaciais, estruturais e construtivos no ato de projetar, nas suas diferentes escalas e áreas de atuação.
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DestinatáriosRecipients
Estudantes das áreas das Artes, Humanidades e Ciências; profissionais de áreas complementares.
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CompetênciasCompetences
A formação em Arquitetura é regulamentada por diretiva nacional e europeia que define as competências que os estudantes devem adquirir.
- Capacidade para conceber projetos de arquitetura que satisfaçam as exigências estéticas e técnicas;
- Conhecimento adequado da história e das teorias da arquitetura, bem como das artes, tecnologias e ciências humanas conexas;
- Conhecimento das belas-artes e da sua influência sobre a qualidade da conceção arquitetónica;
- Conhecimentos adequados em matéria de urbanismo, ordenamento e competências relacionadas com o processo de ordenamento;
- Capacidade de apreender as relações entre, por um lado, o homem e os edifícios e, por outro, entre os edifícios e o seu ambiente, bem como a necessidade de relacionar entre si os edifícios e espaços em função das necessidades e da escala humana;
- Compreensão da profissão de arquiteto e do seu papel na sociedade, nomeadamente, pela elaboração de projetos que tomem em consideração os fatores sociais;
- Conhecimento dos métodos de investigação e de preparação do caderno de encargos do projeto;
- Conhecimento dos problemas de conceção estrutural, de construção e de engenharia civil relacionados com a conceção dos edifícios;
- Conhecimento adequado dos problemas físicos e das tecnologias, bem como da função dos edifícios, no sentido de os dotar de todos os elementos de conforto interior e de proteção climatérica;
- Capacidade técnica que lhe permita conceber construções que satisfaçam as exigências dos utentes, dentro dos limites impostos pelo fator custo e pelas regulamentações em matéria de construção;
- Conhecimento adequado das indústrias, organizações, regulamentações e procedimentos implicados na concretização dos projetos em construção e na integração dos planos na planificação geral.
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Estudos FuturosFuture Studies
O mestrado dá acesso a curso de 3º ciclo / doutoramento
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Prática do Projeto [obra nova, reabilitação e (re)uso]; gestão urbana; crítica da arquitetura; gestão, fiscalização e preparação de obra; investigação; ensino (de arquitetura); participação em equipas pluridisciplinares nos Planos de Ordenamento, em estudos de impacte ambiental, em processos de avaliação de edifícios; gestão de cidades; consultoria; imobiliário.
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Equipamento e InfraestruturasEquipment and Infrastructure
O ISMAT é um estabelecimento de ensino universitário estabelecido em Portimão há mais de uma década. Para além de estar profundamente inserido na realidade local, através de contatos intensos e regulares com o meio envolvente, possui amplas e qualificadas instalações, equipadas com todos os requisitos necessários ao funcionamento de cursos superiores (gabinetes de trabalho, salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca, cafetaria, galeria de exposições).
O DAAD, do qual faz parte o MIA, dispõe de um Laboratório de Fabricação, equipado com 3D Clay; 2 Plotters 3D; Plotter 3-Axis CNC 1500x1500; Muffle Oven - 80 litros 1320 Cº; Drying Oven - 20 Prateleiras; Electric Cooktop; 2D Vinyl Plotter; Press Machine; Screen printing; Frame opening machine for screen printing; Equipped Biomaterials "kitchen"; Styrofoam cutting machine; Equipped Electronics Bench. Laboratório de impressão: Plotters, equipamento de cópias e serigrafia. Laboratório de informática equipado com computadores Apple iMac.
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DocentesTeachers
- Ana Cristina Santos Bordalo
- Mostafa Zekri
- Joaquim José Martins Cabrita
- Luis António Guizado Gouveia Durão
- Estevão António Arsénio Duarte
- Isabel Maria Ildefonso Valverde
- José Artur Moreira Pacheco
- Cláudia Patrícia Mourinho Ramos Duarte
- José Diogo Da Silva Mateus
- Ana Paula Parreira Correia Rainha
- Claudia Alexandra De Oliveira Calado Gaspar
- José Manuel Pinto De Carvalho
- Nuno Alexandre Ramos Leal Do Rio
- Carla Paoliello De Lucena Carvalho
- Vitor Manuel Oliveira Alves
- Patricia Mimoso Vairinhos Malobbia
- Nadir Bonaccorso
- Mário Cristóvão Silva Da Luz
- Nuno Miguel Tavares Da Costa
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Antropologia do Espaço 2 ECTS Desenho I 6 ECTS Geometria I 4 ECTS História da Arquitetura I 4 ECTS Projeto I 10 ECTS Sistemas Construtivos I 4 ECTS Desenho II 6 ECTS Geometria II 4 ECTS História da Arquitetura II 4 ECTS Pensamento Contemporâneo 2 ECTS Projeto II 10 ECTS Sistemas Construtivos II 4 ECTS 2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Construções I 4 ECTS Desenho III 6 ECTS Geografia I 2 ECTS História da Arquitetura III 4 ECTS Projeto III 10 ECTS Teoria da Arquitetura I 4 ECTS Construções II 4 ECTS Desenho IV 6 ECTS Geografia II 2 ECTS História da Arquitetura IV 4 ECTS Projeto IV 10 ECTS Teoria da Arquitetura II 4 ECTS 3º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Desenho Urbano I 6 ECTS História da Arquitetura Portuguesa 4 ECTS Projeto V 10 ECTS Representação Digital I 4 ECTS Sistemas Estruturais I 4 ECTS Sociologia 2 ECTS Crítica e Estética da Arquitetura 4 ECTS Desenho Urbano II 6 ECTS Ecologia Urbana 2 ECTS Projeto VI 10 ECTS Representação Digital II 4 ECTS Sistemas Estruturais II 4 ECTS 4º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Edificações I 4 ECTS História da Cidade I 4 ECTS Reabilitação de Sistemas e Técnicas Tradicionais (Optativa de especialização I) 2 ECTS Smart Cities (Optativa de especialização I) 2 ECTS Projeto VII 10 ECTS Reabilitação de Edifícios e Sítios 4 ECTS Urbanística I 6 ECTS Edificações II 4 ECTS História da Cidade II 4 ECTS Métodos de Investigação 4 ECTS Sistemas de Informação Geográfica - SIG (Optativa de especialização II) 2 ECTS Projeto VIII 10 ECTS Urbanística II 6 ECTS 5 º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Edificações III 4 ECTS Reabilitação de Sistemas e Técnicas Tradicionais (Optativa de especialização III) 2 ECTS Organização e Gestão de Projeto de Obras 4 ECTS Projeto IX 12 ECTS Seminário I 4 ECTS Sustentabilidade e Construção Circular 4 ECTS Projeto / Dissertação 24 ECTS Seminário II 6 ECTS